REGULAMENTO (EDIÇÃO 2019)


I - ÂMBITO
A Associação Portugal Talentus, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e da Força Aérea Portuguesa e OGMA, promove a realização da 5ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA, no dia 19 de Maio de 2019. No contexto do evento, realizar-se-á também a Caminhada nas Pistas de Alverca e vários treinos de preparação para a Corrida.


II – CONCEITO E DISTÂNCIA
1. A 5ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA é um evento desportivo com a distância de 10 Km. A Corrida desenrola-se nas ruas do centro de Alverca do Ribatejo e estação CP,  passeio ribeirinho, pista de aviação, instalações da OGMA e do DGMFA e Urbanização Malvarosa.  A Caminhada nas Pistas de Alverca tem um percurso semelhante ao da corrida, com exceção da passagem pelo centro da cidade e estação da CP. A Meta será instalada na Praça Engº Vaz Guedes, na Urbanização Malvarosa.
2. Este evento tem associado a si um conjunto de treinos de preparação que se realizam às quintas-feiras, nos 2 meses anteriores à Corrida.


III - DESTINATÁRIOS
1. A 5ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA destina-se a atletas federados ou não, sem distinção de sexo ou nacionalidade, depois de devidamente inscritos, tendo 18 ou mais anos à data da prova.
2. Na Caminhada nas Pistas de Alverca, a prova é aberta a participantes de todas as idades. Os menores de 16 anos, à data da prova, devem ser acompanhados pelo/a encarregado/a de educação.
3. Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva, os quais assumem com a inscrição que se sentem física e psicologicamente preparados para participar no evento.


IV – CALENDÁRIO E PROGRAMA – HORÁRIO
1. PROGRAMA REGULAR – TREINOS
20.00 – Às 5ª feiras (entre 04 ABR e 09 MAI):

- Preparação para a Corrida Cidade de Alverca.

- Local: praça Eng.º Vaz Guedes (Urbanização Malvarosa).

2. DIA 19 MAI 19

09.15 - Aquecimento / Animação - Corrida

09.20 -  Partida da Caravana Motard

09.30 - CORRIDA CIDADE DE ALVERCA - 10 Km

09.50 - Aquecimento / Animação – Caminhada

10.10 – CAMINHADA NAS PISTAS DE ALVERCA - 6,5 Km

1.15 - Cerimónia da Entrega de Prémios


V – TRANSPORTES
Se a partida e chegada não se situarem no mesmo local, a Organização colocará dois autocarros à disposição dos atletas, entre as 07H45 e as 09h15, do dia 19 de Maio, para os transportar até ao local de partida. Aconselha-se a quem pretender usar estes transportes a fazê-lo com a maior antecedência possível, sob pena de não existir capacidade de resposta para todos os que pretenderem utilizar o mesmo. No final da prova ou caminhada, não existirá transporte entre o local de chegada e de partida.


VI - ABASTECIMENTO
A Organização providenciará abastecimento de água aos 3,8 e 7 Km (Corrida) e ao 3,2 Km (Caminhada), ao que se acrescenta um posto de abastecimento com água e fruta após a meta.


VII – INSCRIÇÕES
As inscrições só são aceites on-line através dos "links":
        www.PortugalTalentus.pt, www.xistarca.pt 
        https://www.prozis.com/pt/pt/evento/v-corrida-cidade-de-alverca
ou do email corridacidadedealverca@gmail.com.


VIII - VALOR DA INSCRIÇÃO
Corrida 10km
1º prazo – 05  a 31 Janeiro     --------  9.00€ (somente para participantes nas edições anteriores)

2º prazo – 01 Fevereiro a 28 Março – 10,50€
3º prazo – 29 Março a 10 Maio  -----  12.00€
Última hora – 11 a 18 Maio ----------  15.00€

Caminhada
1º prazo – 05  a 31 Janeiro  ---------   7.50€ (somente para participantes nas edições anteriores)

2º prazo – 01 Fevereiro a 28 Março  – 8.50€
3º prazo – 29 Março a 10 Maio  ------  9,50€
Última hora – 11 a 18 Maio  --------- 12.00€

Não se aceitam inscrições após 18 MAI 19

Os pedidos de emissão de recibos devem ser enviados para o email corridacidadedealverca@gmail.com acompanhados do respetivo NIF e morada.


IX - MÉTODO DE PAGAMENTO
1. São aceites pagamentos processados através de referência multibanco ou cartão de crédito (plataforma Prozis).
2. Se houver dificuldade em fazer a sua inscrição online, pode fazer-se uma transferência bancária para a conta da Associação Portugal Talentus, NIB 0010 0000 52911490001 98, ou IBAN PT50 0010 0000 52911490001 98, SWIFT/BIC – BBPIPTPL, do BPI. De seguida deverá enviar os seus dados de inscrição (prova, nome, data de nascimento, clube (opcional), distância, telefone, tamanho t-shirt) para o email da Corrida Cidade de Alverca: corridacidadedealverca@gmail.com, anexando o comprovativo da transferência bancária. e também por transferência bancária, em função do procedimento de inscrição que for escolhido.


X- ESCALÕES
Corrida
Masculinos e Femininos:

Jun/Sen (18/39 anos); Vet 40 (40 a 44 anos); Vet 45 (45 a 49 anos); Vet 50 (50 a 54 anos).

Vet 55 (55 a 59 anos) e Vet 60 (+ de 60 anos)

Caminhada
Na Caminhada nas Pistas de Alverca – 6,5 Km, haverá um único escalão nos dois géneros, sem atribuição de classificações.


XI - LEVANTAMENTO DE DORSAIS E CHIP
1. Os dorsais e chip serão entregues aos atletas inscritos na Sede da Portugal Talentus (espaço partilhado com a Oficina Fonte do Saber – em frente ao Mc Donalds Malvarosa):

– Dia 17 de Maio de 2019 (Sexta-feira), das 20h00 às 22h30;

– Dia 18 de Maio de 2019 (Sábado), das 09h30 às 12h30;

2. No dia da prova, 19 MAI, poderão ainda ser levantados na sede da Portugal Talentus, no mesmo local referido no ponto anterior, entre as 08h00 e as 09h00, impreterívelmente, mas somente para participantes que comprovadamente demonstrem que residem a mais de 30 Km de Alverca do Ribatejo (ou seja, Margem Sul, concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Cadaval, Rio Maior, Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Alcochete, Montijo e “exteriores” a este círculo).

3. No levantamento do dorsal e Chip da Prova os atletas deverão ser portadores de:

a) Documento de identificação;
b) Confirmação de inscrição recebida no correio eletrónico, indicado no momento da inscrição, após ter sido realizado o pagamento da inscrição

4. A entrega do dorsal e Chip de outro atleta poderá ocorrer, desde que apresentados:
a) Documento de identificação;
b) Confirmação de inscrição recebida no correio eletrónico após o pagamento;
c) Fotocópia de documento de identificação do atleta inscrito.


XII – BLOCOS DE PARTIDA
No sentido de proporcionar aos atletas uma melhor fruição de toda a corrida, procurando que exista a melhor harmonia no momento da partida, existirá um bloco de partida “SUB 40” destinado a atletas que no último ano tenham um registo aos 10 Km inferior a 40 minutos, ao longo dos 12 meses anteriores à data do evento. Para usufruir do bloco de partida “SUB40” é necessário o envio do respetivo comprovativo para o email.


XIII - SEGURANÇA
1. Serão disponibilizados parques de estacionamento para todas as viaturas, nos locais indicados pela Organização, de modo a deixar o circuito totalmente livre para os atletas.
2. A Organização impedirá totalmente o tráfego de viaturas no circuito e na altura do evento, mas não se responsabilizará por qualquer acidente ou danos sofridos pelos participantes. Será assegurada a presença da PSP e dos Bombeiros Voluntários de Alverca do Ribatejo.
3. Os participantes obrigam-se a seguir as indicações dos elementos da Organização, só sendo autorizado o acompanhamento da corrida a veículos credenciados pela Organização.


XIV - SEGURO
A Organização assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no DL 10/2009, de 12 de Janeiro. A Organização não se responsabiliza por situações que não estejam abrangidas por este seguro. Todos os participantes devem ser portadores do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.


XV - TERMO DE RESPONSABILIDADE
Ao procederem à sua inscrição, todos os participantes assumem (uma declaração implícita) que reúnem as condições de saúde e bem-estar físico e psicológico que permitem a sua participação de livre e espontânea vontade, isentando a Organização da 5ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA  de qualquer responsabilidade resultante da sua participação antes, durante e depois da mesma.


XVI – PRÉMIOS DE CLASSIFICAÇÃO
1. São atribuídos os seguintes prémios, em função da classificação obtida:

a) Taças aos 3 (três) primeiros classificados na Geral Masculina e Geral Feminina da prova de 10 Km;
b) Taças aos 3 (três) primeiros classificados de cada escalão da prova de 10 Km;
c) Taça às 3 Equipas Mais Numerosas (contando as inscrições na Corrida e Caminhada, em conjunto).


XVII – KIT DE PARTICIPAÇÃO
1. Aos participantes é atribuído:

a) “T-shirt” a todos que levantem o respetivo dorsal. O stock de tamanhos é distribuído mediante a disponibilidade, caso se verifique rotura de stock em algum dos tamanhos a organização proporá ao participante um tamanho alternativo;
b) Saco alusivo à prova;
c) Medalha Aeronáutica a todos os que terminarem a corrida ou a caminhada;
d) Brindes diversos.


XVIII – CEDÊNCIA DOS DIREITOS DE IMAGEM E USO DE DADOS PESSOAIS
O participante autoriza a cedência à Associação Portugal Talentus, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens e fotografias que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais. O participante autoriza também a Associação Portugal Talentus a usar os seus dados pessoais (telefone e email) para divulgação de ações levadas a cabo pela nossa Associação e pelos seus patrocinadores.


XIX - ACEITAÇÃO e OMISSÃO
Todos os casos omissos, bem como eventuais protestos serão resolvidos pela Organização em conformidade com as regras em vigor e os regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo, não havendo recurso das decisões tomadas.