REGULAMENTO


I - ÂMBITO
A Associação Portugal Talentus, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e da Força Aérea Portuguesa e OGMA, promove a realização da 6ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA, no dia 24 de Maio de 2020. No contexto do evento, realizar-se-á também a Caminhada nas Pistas de Alverca e vários treinos de preparação para a Corrida.


II – CONCEITO E DISTÂNCIA
1. A 6ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA é um evento desportivo com a distância de 10 Km. A Corrida desenrola-se nas ruas do centro de Alverca do Ribatejo e estação CP,  passeio ribeirinho, pista de aviação, instalações da OGMA e do DGMFA e Urbanização Malvarosa.  A Caminhada nas Pistas de Alverca tem um percurso semelhante ao da corrida, com exceção da passagem pelo centro da cidade e estação da CP. A Meta será instalada na Praça Engº Vaz Guedes, na Urbanização Malvarosa.
2. Este evento tem associado a si um conjunto de treinos de preparação que se realizam às quintas-feiras, nos 2 meses anteriores à Corrida.


III - DESTINATÁRIOS
1. A 6ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA destina-se a atletas federados ou não, sem distinção de sexo ou nacionalidade, depois de devidamente inscritos, tendo 18 ou mais anos à data da prova.
2. Na Caminhada nas Pistas de Alverca, a prova é aberta a participantes de todas as idades. Os menores de 16 anos, à data da prova, devem ser acompanhados pelo/a encarregado/a de educação.
3. Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva, os quais assumem com a inscrição que se sentem física e psicologicamente preparados para participar no evento.


IV – CALENDÁRIO E PROGRAMA – HORÁRIO
1. PROGRAMA REGULAR – TREINOS
20.00 – Às 5ª feiras (entre 16 ABRIL e 21 MAIO):

- Preparação para a Corrida Cidade de Alverca.

- Local: praça Eng.º Vaz Guedes (Urbanização Malvarosa).

2. DIA 24 MAIO 2020

09.15 - Aquecimento / Animação Caminhada

09.20 – CAMINHADA NAS PISTAS DE ALVERCA

09.40 - Aquecimento / Animação Corrida

09.50 -  Partida da Caravana Motard

10.00 - CORRIDA CIDADE DE ALVERCA - 10 Km

11.15 - Cerimónia da Entrega de Prémios


V – TRANSPORTES
Se a partida e chegada não se situarem no mesmo local, a Organização colocará dois autocarros à disposição dos atletas, entre as 07H45 e as 09h15, do dia 24 de Maio, para os transportar até ao local de partida. Aconselha-se a quem pretender usar estes transportes a fazê-lo com a maior antecedência possível, sob pena de não existir capacidade de resposta para todos os que pretenderem utilizar o mesmo. No final da prova ou caminhada, não existirá transporte entre o local de chegada e de partida.


VI - ABASTECIMENTO
A Organização providenciará abastecimento de água aos 3,8 e 7 Km (Corrida) e ao 3,2 Km (Caminhada), ao que se acrescenta um posto de abastecimento com água e fruta após a meta.


VII – INSCRIÇÕES
As inscrições só são aceites on-line através dos "links":
        https://www.prozis.com/…/pt/eve…/6-corrida-cidade-de-alverca
        http://xistarca.pt/eventos/corrida-cidade-de-alverca
, ou do email corridacidadedealverca@gmail.com.


VIII - VALOR DA INSCRIÇÃO

Corrida 10km
1º prazo – 03  a 31 Janeiro     --------  9.00€ (somente para participantes nas edições anteriores)

2º prazo – 01 Fevereiro a 27 Março – 10,50€
3º prazo – 28 Março a 18 Maio  -----  12.00€
Última hora – 19 a 23 Maio ----------  15.00€

Caminhada
1º prazo – 03  a 31 Janeiro  -----------   7.50€ (somente para participantes nas edições anteriores)

2º prazo – 01 Fevereiro a 27 Março  –-   9.00€
3º prazo – 28 Março a 18 Maio  -------  10,50€
Última hora – 19 a 23 Maio  -----------  13.00€

Não se aceitam inscrições por email após 19 MAIO 2020 ou através dos links acima indicados após 23 MAIO 2020.

Os pedidos de emissão de recibo devem ser dirigidos para o email corridacidadedealverca@gmail.com acompanhados do respetivo NIF e morada.



IX - MÉTODO DE PAGAMENTO
1. São aceites pagamentos processados através de referência multibanco ou cartão de crédito (plataforma Prozis).
2. Se houver dificuldade em fazer a sua inscrição online, pode fazer-se uma transferência bancária para a conta da Associação Portugal Talentus, NIB 0010 0000 52911490001 98, ou IBAN PT50 0010 0000 52911490001 98, SWIFT/BIC – BBPIPTPL, do BPI. De seguida deverá enviar os seus dados de inscrição (prova, nome, data de nascimento, clube (opcional), distância, telefone, tamanho t-shirt) para o email da Corrida Cidade de Alverca: corridacidadedealverca@gmail.com, anexando o comprovativo da transferência bancária. e também por transferência bancária, em função do procedimento de inscrição que for escolhido.


X- ESCALÕES
Corrida
Masculinos e Femininos:

Jun/Sen (18/39 anos); Vet 40 (40 a 44 anos); Vet 45 (45 a 49 anos); Vet 50 (50 a 54 anos).

Vet 55 (55 a 59 anos) e Vet 60 (+ de 60 anos)

Caminhada
Na Caminhada nas Pistas de Alverca, haverá um único escalão nos dois géneros, sem atribuição de classificações.


XI - LEVANTAMENTO DE DORSAIS E CHIP
1. Os dorsais e chip serão entregues aos atletas inscritos na Sede da Portugal Talentus (espaço partilhado com a Oficina Fonte do Saber – em frente ao Mc Donalds Malvarosa):

– Dia 22 de Maio de 2020 (Sexta-feira), das 20h00 às 22h30;

– Dia 23 de Maio de 2020 (Sábado), das 09h30 às 12h30;

2. No dia da prova, 24 MAIO, poderão ainda ser levantados na sede da Portugal Talentus, no mesmo local referido no ponto anterior, entre as 08h00 e as 09h00, impreterívelmente, mas somente para participantes que comprovadamente demonstrem que residem a mais de 30 Km de Alverca do Ribatejo (ou seja, Margem Sul, concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Cadaval, Rio Maior, Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Alcochete, Montijo e “exteriores” a este círculo).

3. No levantamento do dorsal e Chip da Prova os atletas deverão ser portadores de:

a) Documento de identificação;
b) Confirmação de inscrição recebida no correio eletrónico, indicado no momento da inscrição, após ter sido realizado o pagamento da inscrição

4. A entrega do dorsal e Chip de outro atleta poderá ocorrer, desde que apresentados:
a) Documento de identificação;
b) Confirmação de inscrição recebida no correio eletrónico após o pagamento;
c) Fotocópia de documento de identificação do atleta inscrito.


XII – BLOCOS DE PARTIDA
No sentido de proporcionar aos atletas uma melhor fruição de toda a corrida, procurando que exista a melhor harmonia no momento da partida, existirá um bloco de partida “SUB 40” destinado a atletas que no último ano tenham um registo aos 10 Km inferior a 40 minutos, ao longo dos 12 meses anteriores à data do evento. Para usufruir do bloco de partida “SUB40” é necessário o envio do respetivo comprovativo para o email.


XIII - SEGURANÇA
1. Serão disponibilizados parques de estacionamento para todas as viaturas, nos locais indicados pela Organização, de modo a deixar o circuito totalmente livre para os atletas.
2. A Organização impedirá totalmente o tráfego de viaturas no circuito e na altura do evento, mas não se responsabilizará por qualquer acidente ou danos sofridos pelos participantes. Será assegurada a presença da PSP e dos Bombeiros Voluntários de Alverca do Ribatejo.
3. Os participantes obrigam-se a seguir as indicações dos elementos da Organização, só sendo autorizado o acompanhamento da corrida a veículos credenciados pela Organização.


XIV - SEGURO
A Organização assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no DL 10/2009, de 12 de Janeiro. A Organização não se responsabiliza por situações que não estejam abrangidas por este seguro. Todos os participantes devem ser portadores do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.


XV - TERMO DE RESPONSABILIDADE
Ao procederem à sua inscrição, todos os participantes assumem (uma declaração implícita) que reúnem as condições de saúde e bem-estar físico e psicológico que permitem a sua participação de livre e espontânea vontade, isentando a Organização da 6ª CORRIDA CIDADE DE ALVERCA  de qualquer responsabilidade resultante da sua participação antes, durante e depois da mesma.


XVI – PRÉMIOS DE CLASSIFICAÇÃO
1. São atribuídos os seguintes prémios, em função da classificação obtida:

a) Taças aos 3 (três) primeiros classificados na Geral Masculina e Geral Feminina da prova de 10 Km;
b) Taças aos 3 (três) primeiros classificados de cada escalão da prova de 10 Km;
c) Taça às 3 Equipas Mais Numerosas (contando as inscrições na Corrida e Caminhada, em conjunto).


XVII – KIT DE PARTICIPAÇÃO
1. Aos participantes é atribuído:

a) “T-shirt” a todos que levantem o respetivo dorsal. O stock de tamanhos é distribuído mediante a disponibilidade, caso se verifique rotura de stock em algum dos tamanhos a organização proporá ao participante um tamanho alternativo;
b) Saco alusivo à prova;
c) Medalha a todos os que terminarem a corrida ou a caminhada;
d) Outros brindes.


XVIII – CEDÊNCIA DOS DIREITOS DE IMAGEM E USO DE DADOS PESSOAIS
O participante autoriza a cedência à Associação Portugal Talentus, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens e fotografias que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais. O participante autoriza também a Associação Portugal Talentus a usar os seus dados pessoais (telefone e email) para divulgação de ações levadas a cabo pela nossa Associação e pelos seus patrocinadores.


XIX - PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais serão processados automaticamente, nos termos aprovados pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados, da União Europeia, pela organização do evento, entidade responsável pelos dados, destinando-se exclusivamente à prestação dos serviços necessários à participação no evento em que se inscreve.

O tratamento de dados para comunicação sobre o evento em que se inscreve é opcional e está sujeito a consentimento específico e expresso no formulário de inscrição do evento, sempre em conformidade com o Regulamento (UE) 2016/679.

É garantido aos participantes, nos termos da mesma lei, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junto da organização a sua atualização, correção ou eliminação.

Os dados pessoais recolhidos em função do presente evento serão armazenados pelo prazo de dois anos e estarão acessíveis de forma gratuita para consulta, retificação ou eliminação através do email: geral@xistarca.pt


XX - ACEITAÇÃO e OMISSÃO
Todos os casos omissos, bem como eventuais protestos serão resolvidos pela Organização em conformidade com as regras em vigor e os regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo, não havendo recurso das decisões tomadas.