Disputou-se ontem a 2ª etapa do Nacional de Clubes de Triatlo 2019. Confirmou-se o que tínhamos afirmado antes: o novo modelo que a FTP introduziu (violando os regulamentos em vigor - caso que será dirimido nos tribunais) serviu somente para tornar inviável mais um título nacional para a PORTUGAL TALENTUS. Recorde-se que o nosso clube é TRI-CAMPEÃO NACIONAL DE CLUBES e sê-lo-á até ao final deste campeonato que decorre e também é CAMPEÃO NACIONAL DE ESTAFETAS MISTAS 2019.

Depois da incrível desclassificação da nossa equipa na 1ª etapa deste campeonato de clubes, em Portimão, decidimos não participar naquilo que consideramos uma "fantochada" feita à medida e a pedido de clubes, que de outra forma não conseguiriam disputar o título nacional coletivo.

Vejamos, em comparação com o ano anterior, o que sucedeu ontem no Sabugal:

1º Com os 10 triatletas que eram exigidos para pontuar ao máximo só houve 4 clubes. Um deles, sem desprimor para o esforço dos seus atletas, conseguiu classificar-se no 4º lugar coletivo (à frente do Sporting CP - que somente apresentou 7 triatletas) com o seu primeiro atleta a entrar em 30º e o último em 96º, entre 102 chegados. EM 2018 PONTUARAM 17 EQUIPAS COM O ANTERIOR REGULAMENTO. Um "flop" !

2º O número de participantes neste triatlo foi de 105 triatletas. EM 2018, COM O ANTERIOR REGULAMENTO, PARTICIPARAM 102. As novas regras não trouxeram, também aqui, nada de novo ... nem impulsionaram um aumento de participação.

3º Em termos competitivos, uma diferença abismal entre 2019 e 2018, para muito pior este ano. Não estando presentes a PORTUGAL TALENTUS e o Porto Triatlo, a qualidade competitiva da prova decresceu grandemente. Nos últimos anos, assistimos em Portugal a um conjunto de triatlos com uma competitividade que certamente contribuiu para que a 2ª linha dos nossos triatletas tivessem em solo nacional ritmos de competição mais elevados do que o habitual (visto que praticamente todos os melhores triatletas portugueses quase que não competem em Portugal) e desse modo seria proveitoso para todos os que pretendem evoluir para o Alto Rendimento Desportivo ( e não somente para os clubes ganhadores). Neste Triatlo do Sabugal de 2019, o 5º atleta fez mais 1´21 que o 5º de 2018. O 10º deste ano fez mais 1´16 que o 10º de 2018. O 20º de ontem fez 1h02´14, contra 59´53 do 20º de 2018 … e por aí adiante.

Em suma, tudo indica que foi feito um jeitinho para "dinamizar o nacional de clubes" e dar oportunidades a outros de o poderem vencer. Só que, nivelando a coisa por baixo e prestando um mau serviço ao desenvolvimento da modalidade.

No que nos diz respeito, está em marcha, junto das instâncias competentes, um pedido de impugnação dos resultados deste campeonato e do próprio campeonato, obviamente, competição que está a ser realizada ao arrepio do prescrito nos dois regulamentos que o tutelam, aprovados pela Direção da FTP em 16 JAN 19 e publicados no site federativo em 05 FEV.